Dados do Trabalho
Título
Episódios de infarto agudo do miocárdio com supradesnível de ST e seus desfechos no sistema público de saúde e redes privadas
Introdução
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil e no mundo. A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) é uma das apresentações dessas doenças, sendo o infarto agudo do miocárdio com supradesnível de ST (IAMCSST) o tipo de maior morbimortalidade. Tendo com objetivo do trablaho avaliar a correlação entre os desfechos dos pacientes em episódios de IAMCSST entre as redes pública e privada de saúde.
Métodos
O presente estudo utilizou o banco de dados do registro ACCEPT. Compilou-se pacientes com SCA atendidos em hospitais brasileiros selecionados. Foram considerados apenas os pacientes com IAMCSST (Rede Pública = 1029, Rede privada = 521). Os valores-p (exato de Fisher) foram relatados até três casas decimais. Em todos os testes, foram usados o nível de significância alfa bicaudal = 0,05.
Resultados
Com relação aos desfechos clínicos nos primeiros 7 dias, não houve diferença significativa entre os episódios de reinfarto, acidente vascular cerebral (AVC) e sangramento grave (Tab. 1). No entanto, houve diferença no óbito nos primeiros 7 dias (Rede Pública - 3.8%; Rede Privada - 1%; p = 0.001). Aos 12 meses (Tab. 2), essa diferença persiste no evento óbito (Rede Pública - 12.3%; Rede Privada - 4.6%; p < 0.001) e na parada cardiorrespiratória (Rede Pública - 7.4%; Rede Privada - 3.1%; p = 0.001), não constou diferenças no reinfarto e sangramento grave entre os dois sistemas.
Conclusões
Concluiu-se que há diferenças estatísticas significativas entre pacientes que utilizam a Rede Pública sofrendo piores desfechos, o óbito mostrou diferenças nos dois momentos estudados, enquanto na alta hospitalar houve pior prognóstico para os usuários do SUS, as demais variáveis não apresentaram significância.
Arquivos
Área
Enfermagem em Cardiologia - Multiprofissional
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - Sergipe - Brasil
Autores
JEFERSON SANTOS, SUELEN MAIARA DOS SANTOS, Allan Dantas dos Santos., ANDREZA OLIVEIRA OLIVEIRA ALMEIDA