Congresso N-NE de Cardiologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Efeitos de um Programa de Condicionamento Físico na Resistência Cardiorrespiratória em mulheres submetidas ao tratamento de câncer de mama

Introdução

Dentro do panorama epidemiológico das neoplasias em mulheres, o câncer de mama é o mais incidente. Com o aperfeiçoamento tecnológico diagnóstico e terapêutico, existe uma população crescente de sobreviventes de cânceres mamários, a qual potencialmente enfrenta efeitos colaterais da patologia e tratamento, especialmente cardiorrespiratórios. O exercício físico atua na redução dos sintomas adversos, manutenção do peso corporal total, consumo de oxigênio (VO2) e resistência cardiorrespiratória, interferindo diretamente na qualidade de vida desses pacientes.

Métodos

A presente pesquisa é um ensaio clinico controlado randomizado, com amostra constituída por 57 pacientes atendidos pelo Hospital Mário Kröef – Penha/RJ, que ingressaram, para tratamento, representada por individuos do sexo feminino, com idade entre 40 e 59 anos, que estavam inciando tratamento para neoplasia de mama e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram excluídas as mulheres que apresentassem quaisquer condições agudas ou crônicas relacionadas a cardiopatias e musculoesqueléticas. Parte das participantes foram submetidas a sessões de atividades físicas do programa de exercício físico oncológico - ONCOFITNESS. Para avaliar a resistência cardiorrespiratória utilizou-se o Teste de 6 minutos (TC6) utilizando a escala de Borg entre 11 e 13. As avaliações foram realizadas no início (pré-teste), antes da primeira sessão e repetidas após esse período de tempo (pós-teste). Esta investigação possui aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sob o parecer no 3.585.185 e CAAE – 07512919.7.0000.5285 e registrado no International Clinical Trials Registry Platafform, World Health Organization, sob o Universal Trial Number (UTN) U1111-1125-0546.

Resultados

Participaram do atual estudo 57 participantes (n=57), dos quais 38 foram submetidas a intervenção com o programa ONCOFITNESS durante 5 semanas em que estavam realizando Radioterapia. Ao final do estudo, observou-se um acentuado aumento na resistência cardiorrespiratória no GE em GC (p < 0,05 em VO2 e em TC6 após 5 semanas de realização do protocolo).

Conclusões

Pode-se inferir que as pacientes do grupo experimental apresentaram melhora no consumo de oxigênio (VO2) e na resistência cardiorrespiratória após serem submetidas ao programa ONCOFITNESS, utilizando-se do teste de caminhada após 6 minutos (TC6) quando comparado ao grupo controle.

Arquivos

Área

Medicina

Instituições

UNIRIO - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Luise Oliveira Ribeiro da Silva, Arthur Mendonça De Novaes , Breno Gustavo GOMES, Carlos Ramon Costa SANTANA, Leonardo Santana ANDRADE, Leticia Maria Cardoso Lima RODRIGUES, Gabryelle Eduarda Gama SANTOS, Lorena Gabryelle Silva ALVES, Eloyse Emanuelle Nunes Silva, Alejandro Esteban Silva Mejias, Jani Cleria Pereira BEZERRA, Estelio Henrique Martin Dantas