Congresso N-NE de Cardiologia 2023

Dados do Trabalho


Título

MIECTOMIA BIVENTRICULAR NO TRATAMENTO DA CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA

Introdução

Hipertrofia ventricular direita é comum em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica, sobretudo nas formas mais graves da doença. Nestes casos, além da convencional miectomia septal, se faz também necessário a miectomia ventricular direita (Borisov). O objetivo do trabalho é apresentar a experiência do serviço com esta abordagem.

Métodos

No período de janeiro de 2016 a junho de 2023 foram operados consecutivamente oito pacientes para tratamento de cardiomiopatia obstrutiva em nossa instituição. Em dois deles, a abordagem foi biventricular. O primeiro JIOB, 20 anos, sexo masculino, foi submetido à miectomia septal via aórtica e, por abordagem infundibular, ressecção de bordas musculares do septo, associada a ampliação da via de saída do ventrículo direito com “patch” de pericárdio bovino. O segundo, MGMM, 22 anos, tratava-se de reoperação para tratamento de lesão obstrutiva residual. Foi submetida a abordagem biventricular com ressecção ampliada de bandas musculares do septo e ápex do ventrículo esquerdo, pela ventriculotomia esquerda e, pela infundibulotomia, ressecção de bandas septais e traves musculares obstrutivas intracavitárias, seguidas da ampliação da via de saída com “patch” de pericárdio bovino.

Resultados

Não houve óbitos nessa série e todos os pacientes tiveram excelentes evoluções pós-operatórias. A paciente MGMM, engravidou inadvertidamente um ano após a cirurgia e apresentou gestação e parto sem anormalidades.

Conclusões

1. O tratamento cirúrgico da cardiomiopatia hipertrófica é um procedimento seguro e eficaz. 2. Nas formas graves, além da ressecção ampliada por ventriculotomia esquerda, a abordagem biventricular tem se mostrado promissora.

Área

Medicina

Instituições

INSTITUTO RODOLFO NEIROTTI - HOSPITAL DO CORAÇÃO DE SERGIPE, REDE PRIMAVERA - Sergipe - Brasil

Autores

JOSÉ TELES DE MENDONÇA, CLEVERTON CANUTO ARAGÃO, MARIA AMÉLIA FONTES DE FARIAS, ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA NETO, RAFAEL DO AMOR XAVIER, ENDRIGO DE OLIVEIRA RODRIGUES, LUIS FLAVIO GALVÃO GONÇALVES, VICTOR COSTA MONTEIRO