Congresso N-NE de Cardiologia 2023

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS LAGARTO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Introdução

Por meio da aplicação correta do Suporte Básico de Vida (SBV), é possível aumentar a taxa de sobrevivência das vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR). Com isso, esse estudo objetiva analisar o conhecimento dos acadêmicos dos 8 cursos ofertados pela Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto a respeito do SBV.

Métodos

Entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, realizou-se estudo observacional transversal, através da coleta de dados sociodemográficos e da aplicação de um questionário com 10 questões. O desfecho primário foi definido pelo percentil 75 da nota obtida nas questões entre os 8 cursos ofertados pelo campus (i.e. nota igual ou superior a 80% do questionário). Variáveis contínuas foram descritas como mediana e intervalo interquartil, pela ausência de normalidade da distribuição, e foram comparadas pelo teste U de Mann-Whitney. Para as variáveis categóricas, foi utilizado o teste do qui-quadrado de Pearson. Valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significativos.

Resultados

Foram avaliados 120 participantes dos 8 cursos da área de saúde do campus Lagarto. 65,8% dos alunos tiveram um desempenho considerado “ruim”. Notou-se que 82,9% dos participantes com desempenho “bom”, tiveram a disciplina ofertada de maneira “Teórico-Prática”. Apesar de que 97,5% dos participantes acreditam que cursos extracurriculares são necessários, apenas 18,3% destes fizeram algum curso adicional. Quanto ao questionário, a média de acerto foi de 62%. A maior taxa de acertos, 86,7%, foi sobre os três parâmetros para a identificação da PCR. Por outro lado, a menor taxa de acertos, foi no medicamento correto para intoxicação por opióide apresentando respiração anormal, irresponsivo e com pulso presente, com 37,5%. Não houve diferença significativa sobre o conhecimento em relação ao sexo, idade, curso/período, método de aprendizagem, realização de cursos extracurriculares e se estes eram certificados pela American Heart Association (AHA). Mas, houve diferença em relação ao ano em que a disciplina foi ofertada (p=0,02) e com relação ao tempo desde a realização do curso extracurricular (p=0,001).

Conclusões

A maioria dos estudantes apresentou conhecimento deficitário sobre a aplicação do SBV. Há necessidade de mudanças nas horas ofertadas e no método de aplicação de tal conteúdo no meio acadêmico, priorizando a abordagem teórico-prática, que se mostrou mais eficaz, além de um ensino permanente do tema. Importante, também, a realização de cursos certificados pela AHA para capacitação.

Área

Medicina

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO - Sergipe - Brasil

Autores

SOFIA CISNEIROS ALVES DE OLIVEIRA, LÁZARO VICTOR SANTOS MENDONÇA, RITTA DE KÁSSIA OLIVEIRA DE SANTANA, RAFAEL ALEXANDRE MENEGUZ MORENO