Dados do Trabalho
Título
CIRURGIA CARDÍACA COM CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA- NORMOTERMIA VERSUS HIPOTERMIA: REVISÃO SISTEMÁTICA
Introdução
A circulação extracorpórea (CEC) foi primordial para permitir a manipulação e correções de cardiopatias possibilitando o conhecimento anátomo-fisiológico humano e de animais. No Brasil, em 1955, foi realizado a primeira cirurgia cardíaca com CEC pelo professor Hugo João Felipozzi. Desde então, a CEC evoluiu nos últimos 70 anos se mostrando de estrema necessidade para redução da morbimortalidade na cirurgia cardíaca. Dessa forma, é importante reunir informações da experiência do uso das temperaturas em circulação extracorpórea. Buscar suas vantagens e desvantagens ao comparar artigos dos últimos 10 anos para cessar duvidas e consolidar a melhor prática e condutas através de análise de publicações científicas.
Métodos
O trabalho se caracteriza como uma revisão sistemática constituída por artigos científicos com relação a cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea - normotermia versus hipotermia pesquisados em janeiro a fevereiro de 2023 que utilizou os descritores Cardiac Surgery, Extracorporeal Circulation, Hypothermia and Normothermia nos filtros disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), US library of medicine (PubMed/MEDLINE), e (National Center for Biotechnology Information (NCBI). Esse método proporciona uma investigação focada nos estudos disponíveis que visa identificar, avaliar e sintetizar resultados evidentes e relevantes disponíveis.
Resultados
A análise feita com os descritores: circulação extracorpórea, cirurgia cardíaca, hipotermia e normotermia, permitiu o resultado de 732 títulos. Com aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram excluídos 212 artigos por apresentarem ausência de resultados, indisponibilidade na integra, por serem cartas ao editor, fichas técnicas, comentários e editoriais. Com isso, 520 publicações seguiram para leitura exploratória, e por duplicidade, fuga do tema, resumos e por não responderem à questão norteadora, foram feitas mais 502 exclusões. Por tanto, selecionados e incluídos 18 artigos. Em referência as bases de dados, n=04 (22,22%) pertenciam ao PubMed/MEDLINE, n=05 (27,77%) ao BVS, n=09 (50%) ao NCBI.
Conclusões
Atualmente, não há acordo sobre a faixa de temperatura precisa e vantajosa para uso rotineiro em CEC mas há uma pluralidade de estudos que defendem a normotermia como melhor conduta de temperatura para ser usada na circulação extracorpórea tanto na pediátrica quando no adulto.
Arquivos
Área
Enfermagem em Cardiologia - Multiprofissional
Instituições
Hospital Cirurgia - Sergipe - Brasil
Autores
Catarina Vitoria Souza De Santana, Katharina Kelly De Oliveira Gama Silva, Lais Mota Coelho Silva