Congresso N-NE de Cardiologia 2023

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Introdução

O Suporte Básico de Vida (SBV) caracteriza-se como os primeiros cuidados até a chegada da equipe de emergência, para melhoria do prognóstico. Portanto, o fator determinante para a sobrevivência do paciente vítima de PCR é a presença de profissionais capacitados. O objetivo do estudo foi identificar o grau de conhecimento dos estudantes dos cursos de saúde da Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto a respeito do SBV, especificamente nos cursos de Medicina e Enfermagem.

Métodos

Nesta análise de subgrupos, foram avaliados alunos dos cursos de medicina e enfermagem do campus Lagarto da UFS no período de dezembro de 2022 até fevereiro de 2023.O desfecho primário foi definido pelo percentil 75 da nota obtida nas questões entre os 8 cursos ofertados pelo campus (i.e., nota igual ou superior a 80% do questionário). Variáveis contínuas foram descritas como mediana e intervalo interquartil, pela ausência de normalidade da distribuição. Estas foram comparadas pelo teste U de Mann-Whitney. Para as variáveis categóricas, foi utilizado o teste do qui-quadrado de Pearson. Valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significativos.

Resultados

Foram avaliados 49 participantes dos cursos de medicina e enfermagem. 55,1% dos alunos tiveram um desempenho considerado “ruim”. Notou-se que 72,7% dos participantes com desempenho “bom”, tiveram a disciplina ofertada de maneira “Teórico-Prática”. Apesar de que 100% dos participantes acreditam que cursos extracurriculares são necessários, apenas 26,5% destes fizeram algum curso adicional. Quanto ao questionário, a média de acerto foi de 62%. A maior taxa de acertos, 95,9%, foi sobre os três parâmetros para a identificação da Parada Cardiorrespiratória (PCR). Por outro lado, a menor taxa de acertos, foi na recomendação do local de compressões na RCP, com 46,9%. Não houve diferença significativa sobre o conhecimento em relação ao sexo, curso e período ou período que o SBV foi ofertado. Entretanto, houve diferença em relação a idade (p=0,003), na realização de cursos extracurriculares (p=0,040) e há quanto tempo esse curso foi realizado (p=0,009).

Conclusões

O desempenho dos estudantes foi baixo. Percebeu-se que se faz necessária a realização de uma educação continuada ao longo da graduação, para que o conhecimento não seja perdido e possa ser utilizado quando necessitado. Cursos extracurriculares, mostram-se importantes. Através desses dados, pode-se contribuir para ajustes no currículo acadêmico.

Área

Medicina

Instituições

Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil

Autores

Lázaro Victor Santos Mendonça, Sofia Cisneiros Alves de Oliveira, Ritta De Kássia Oliveira de Santana, Rafael Alexandre Meneguz Moreno