Congresso N-NE de Cardiologia 2023

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (CAMPUS LAGARTO) SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Introdução

O Suporte Básico de Vida (SBV) caracteriza-se na padronização baseada em evidências para melhoria do prognóstico. Portanto, o fator determinante para o sucesso é a presença de profissionais capacitados. O objetivo do estudo foi identificar o grau de conhecimento dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto a respeito do SBV, especificamente nos cursos de Farmácia, Fonoaudiologia e Odontologia.

Métodos

A análise de subgrupos ocorreu no período dezembro de 2022 até fevereiro de 2023. O desfecho primário foi definido pelo percentil 75 da nota obtida nas questões entre os 8 cursos ofertados pelo campus (i.e. nota igual ou superior a 80% do questionário). Variáveis contínuas foram descritas como mediana e intervalo interquartil, pela ausência de normalidade da distribuição. Estas foram comparadas pelo teste U de Mann-Whitney. Para as variáveis categóricas, foi utilizado o teste do qui-quadrado de Pearson. Valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significativos.

Resultados

Foram avaliados 54 alunos de Farmácia, Fonoaudiologia e Odontologia. Houve desempenho considerado “ruim” em 72,2% e em 27,7% “bom”. 93,3% dos desempenhos “bom”, tiveram a disciplina ofertada de modo “Teórico-Prático”. Interessante que 98,1% acreditam que cursos extracurriculares são necessários, mas apenas 16,7% fizeram algum. Dos que realizaram, 77,8% realizou no ano anterior, mas só 11,1% foi certificado pela American Heart Association (AHA). No questionário, a média de acertos foi de 57%. A maior, 81,5%, sobre os três parâmetros de identificação. Em seguida, sobre a sequência elos de sobrevivência (79,6%). Por outro lado, a menor taxa de acertos, foi na recomendação de troca do socorrista (22,2%). Outros dois foram: local das compressões, e a profundidade das compressões, ambas com 40,7%. Não houve diferença significativa sobre o conhecimento entre os 3 cursos analisados. Não houve diferença com relação à idade para o desfecho do estudo. Nem houve diferença em relação ao sexo (p=0,053).

Conclusões

O desempenho dos estudantes foi considerado insuficiente para um atendimento eficaz. Percebeu-se a necessidade de educação continuada ao longo da graduação. Ademais, a abordagem prática, unida a teoria, mostrou-se mais satisfatória na retenção do conhecimento. Cursos extra-currilares, mostram-se importantes, especialmente aqueles certificados pela AHA. Ao encontrar os pontos de insegurança, pode-se contribuir para ajustes no currículo acadêmico, como a quantidade de horas ofertadas sobre o tema.

Área

Medicina

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO - Sergipe - Brasil

Autores

Sofia Cisneiros Alves de Oliveira, Lázaro Victor Santos Mendonça, Ritta de Kássia Oliveira de Santana , Rafael Alexandre Meneguz Moreno