Dados do Trabalho
Título
O Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível de ST e seu prognóstico entre os pacientes do Sistema Único de Saúde e redes privadas
Introdução
O infarto agudo do miocárdio com supradesnível de ST (IAMCSST) é uma das principais causas de óbito por doenças cardiovasculares. Eventos combinados como o reinfarto, parada respiratória, sangramento grave e acidente vascular cerebral são fatores que afetam o prognóstico do IAMCSST. Objetivo: Avaliar eventos que podem contribuir de maneira negativa no prognóstico de IAMCSST na população estudada. Tendo com objetivo: Avaliar eventos que podem contribuir de maneira negativa no prognóstico de IAMCSST na população estudada.
Métodos
O presente estudo utilizou o banco de dados do registro ACCEPT, que selecionou pacientes com Síndrome Coronariana Aguda atendidos em hospitais brasileiros de todas as regiões. Foram considerados apenas os pacientes com IAMCSST (Rede Pública = 1029; Rede Privada = 521). Relatou-se os valores-p (exato de Fisher) até três casas decimais com valores-p inferiores a 0,001 relatados como p <0,001. Em todos os testes, foi usado o nível de significância alfa bicaudal = 0,05. O exame de resíduos forneceu uma avaliação das suposições de modelo para as análises de regressão.
Resultados
No presente trabalho as variáveis: atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), região, idade, hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes, insuficiência cardíaca (ICC), tabagismo atual e a dislipidemia foram os fatores que mais contribuíram para o prognóstico negativo (Fig. 1). As variáveis de sexo feminino, reperfusão com apenas angioplastia primária e não primária e reperfusão apenas trombolítica reduzem a probabilidade de um prognóstico negativo.
Conclusões
O atendimento no SUS, HAS, ICC, diabetes e tabagismo atual foram fatores que mais contribuem para o prognóstico negativo. É necessário investigar se o número de transferência, quantidade de transferências e horas até o atendimento são fatores que influenciam no prognóstico negativo.
Arquivos
Área
Enfermagem em Cardiologia - Multiprofissional
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - Sergipe - Brasil
Autores
JEFERSON SANTOS, SUELEN MAIARA SANTOS, ANDREZA OLIVEIRA ALMEIDA