Congresso N-NE de Cardiologia 2023

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTOS INDICADOS PÓS REALIZAÇÃO DE CATETERISMO CARDÍACO EM PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM CARDIOLOGICA NO ESTADO DE SERGIPE

Introdução

As doenças cardiovasculares são responsáveis pelas principais causas de morte no mundo. Estudos mostram que no Brasil tem-se como prevalentes as doenças isquêmicas do coração lideradas pelo infarto agudo do miocárdio (IAM) e suas complicações.

Objetivo
Identificar a distribuição dos tratamentos indicados após realização de cateterismo cardíaco nos pacientes com diagnóstico de IAM em um hospital de referência no tratamento de IAM no estado de Sergipe.

Métodos

Estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa, realizado no período de quatro meses (JAN-ABR 2023). A coleta foi realizada através da análise retrospectiva dos prontuários eletrônicos de todas as admissões de urgência desde a entrada até o momento da alta hospitalar.

Resultados

Foram avaliados 316 prontuários de pacientes admitidos com diagnóstico de IAM. Destes 289 (91%) realizaram cateterismo e 27 (9%) não realizaram. Dos pacientes que realizaram cateterismo, noventa e um (31%) apresentaram cateterismo sem lesões significativas ou ausência de lesões, cento e cinquenta pacientes (52%) receberam tratamento intervencionista (angioplastia coronária), e quarenta e oito (17%) foram submetidos a revascularização cirúrgica. Quanto ao desfecho clínico, tivemos duzentos e noventa e três (93%) como alta hospitalar e seguimento ambulatorial, vinte e três pacientes (7%) evoluíram para óbito intrahospitalar. Dos vinte e três pacientes que evoluíram a óbito, dez haviam sido submetidos a procedimento intervencionista, seis à cirurgia cardíaca e sete não tiveram indicação de intervenção. Sendo assim, em 69% da amostra foi identificada a necessidade de intervenção percutânea ou cirúrgica.

Conclusões

O IAM continua sendo uma patologia de alta letalidade hospitalar, necessitando avaliação constante dos tempos de resposta e acesso dos pacientes a cateterismo cardíaco e o tratamento definitivo, como forma de mitigar óbitos evitáveis.

Área

Enfermagem em Cardiologia - Multiprofissional

Instituições

Hospital de Cirurgia - Sergipe - Brasil

Autores

Samanta Monteiro Costa, Ana Paula Oliveira Santos, Karen Taynara Santos, Luiz Flávio Andrade Prado, Paulo Alceu Veiga de Oliveira, Carina Pereira Cardoso