Dados do Trabalho
Título
INFLUÊNCIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NO ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO CRÔNICO QUANTO AO GÊNERO, RECORRÊNCIA E TIPO
Introdução
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma síndrome crônica e poligênica caracterizada pela elevação das pressões sistólica e diastólica. É considerada um problema crescente de saúde pública, sendo a principal causa de doenças cardiovasculares e o principal fator de risco para o Acidente Vascular Encefálico. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar a influência da Hipertensão Arterial Sistêmica no Acidente Vascular Encefálico crônico em relação ao gênero, recorrência e tipo.
Métodos
Foi realizado um estudo transversal, analítico e observacional. Participaram do estudo pacientes com diagnóstico clínico de Acidente Vascular Encefálico Crônico (CID: I64) e de ambos os gêneros. Após fornecerem seus dados pessoais, foi aplicado um questionário estruturado sobre a presença do Acidente Vascular Encefálico e o número de episódios de Acidente Vascular Encefálico. O tipo de doença cerebrovascular foi confirmado por meio da análise da Tomografia Computadorizada. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe (CAAE: 92597418.8.0000.5546). A análise estatística foi realizada por meio de análise descritiva e do Teste Qui-quadrado (p ≤ 0,05)
Resultados
"Foram avaliados 169 pacientes com Acidente Vascular Encefálico Crônico, com uma média de idade de 67,5 (± 15,3) anos, sendo que 50,29% eram do sexo feminino. Entre os pacientes hipertensos avaliados que sofreram Acidente Vascular Encefálico, 57,4% eram mulheres. Dos pacientes avaliados, 88,9% apresentaram apenas um episódio de Acidente Vascular Encefálico e 83,3% foram do tipo isquêmico. Constatou-se uma associação estatisticamente significativa entre a Hipertensão Arterial Sistêmica e o Acidente Vascular Encefálico no gênero masculino (p = 0,01), no primeiro episódio (p = 0,02) e no tipo isquêmico (p = 0,05). Além disso, foi observada uma associação estatisticamente significativa entre o Acidente Vascular Encefálico e mulheres normotensas, indicando que outros fatores influenciam no surgimento do Acidente Vascular Encefálico nessa população (p = 0,03)."
Conclusões
A Hipertensão Arterial Sistêmica influenciou no Acidente Vascular Encefálico em pacientes do gênero masculino, primeiro episódio e do tipo isquêmico.
Área
Medicina
Instituições
Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil, Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil
Autores
Diogo Costa Garção, Lorena Barreto Araújo, Mattheus Anthonny Machado Santos, Weslly Jonas Severo Silva, Felipe Jesus Gois, Felipe Alves Câmara