Dados do Trabalho
Título
Análise da espiritualidade em pacientes hospitalizados por insuficiência cardíaca descompensada: um estudo observacional
Introdução
A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome originada pelo déficit estrutural e/ou funcional cardíaco, ocasionando a redução da oferta sanguínea aos diversos tecidos ou assim o fazendo a custas de aumento das pressões de enchimento de suas câmaras. No Brasil, 29,7% das hospitalizações cardiovasculares são por IC descompensada. Alguns estudos transversais demonstraram a influência positiva da espiritualidade na diminuição de sintomas depressivos, assim como redução da mortalidade e morbidade em pacientes com IC.
Métodos
Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, por meio de uma pesquisa de campo, seguindo as orientações da iniciativa STROBE, com os pacientes internados com IC descompensada no Hospital Universitário de Lagarto, durante o período de 6 meses. Os pacientes foram avaliados segundo os critérios de elegibilidade e, então, voluntariados por meio da assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido. Após consentimento, realizou-se coleta de informações sobre a internação. Os sintomas foram avaliados por meio do instrumento Symptom Status Questionnaire - Heart Failure. Além disso, foi aplicada a escala do índice de Religiosidade de Duke (DUREL).
Resultados
O número total de pacientes enquadrados foi de 10, dos quais 80% são do sexo masculino e 100% apresentavam ensino fundamental incompleto. A duração média de internação foi de 9,8 dias e as principais queixas foram de edema de membros inferiores (100%) e dispneia (90%). A principal causa de descompensação foi a má adesão ao tratamento (40%), seguida de infecção (30%) e etiologia isquêmica (30%). As comorbidades hipertensão (90%) e diabetes (50%) foram as mais prevalentes. As medicações mais utilizadas foram furosemida, espironolactona e metoprolol. No que tange a espiritualidade, 20% não apresentavam religião, 10% consideravam-se católicos e 70%, protestantes. Quando avaliado o DUREL, 100% dos pacientes relataram ir pelo menos uma vez a um templo, igreja ou encontro religioso, bem como consideram totalmente verdade a presença de Deus, relatando tempo de dedicação diário.
Conclusões
É necessário um maior número de pacientes analisados para uma melhor avaliação da relação entre a espiritualidade e o desfecho clínico de paciente com insuficiência cardíaca descompensada. Todavia, o estudo apontou um maior tempo de internação em relação ao esperado nacionalmente, bem como trouxe informações que ajudam o serviço de saúde a melhor conhecer seu perfil de pacientes, de forma a melhorar o cuidado holisticamente.
Arquivos
Área
Medicina
Instituições
Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil
Autores
Eduardo Kinji de Melo Inagaki, Jayanne Larissa Cavalcante Barbosa, Gilberto Andrade Tavares, Anne Caroline Araújo Almeida, Davi Moreira Santana, Brayan Davidson dos Santos Oliveira, Bruna de Jesus Prata, Breno Silva Luz, Gustavo Henrique de Santana Fontes