Congresso N-NE de Cardiologia 2023

Dados do Trabalho


Título

ATAQUE ISQUÊMICO TRANSITÓRIO COMO COMPLICAÇÃO DE AMILOIDOSE CARDÍACA TRANSTIRRETINA - UM RELATO DE CASO.

Introdução

A amiloidose cardíaca transtirretina é uma doença de natureza progressiva, de caráter raro, cujo sintomassão inespecíficos, dificultando o processo diagnóstico. Se caracteriza pelo acumulo intracardíaca da proteina transtirretina, que através de modificações pode formar fibrilas amiloides. No presente relato clínico, além dos achados clássicos como hipertrofia do ventrículo esquerdo, destaca-se também a ocorrência de um episódio de Ataque transitório isquêmico (AIT). O AIT é definido como breve episódio de perda da função cerebral, devido a isquemia, que pode ser localizada em uma porção do sistema nervoso central suprida por um determinado sistema vascular.

Descrição do Caso

Paciente, sexo masculino, 73 anos, dá entrada à unidade de pronto atendimento de Campina Grande,Paraíba, conduzido por Ambulância , apresentando hemiparesia esquerda após episódios eméticos e breve perda de consciência. Foram solicitados tomografia computadorizada de crânio, não sendo identificado achados que indicassem Acidente Vascular Encefálico, Ecocardiograma(ECG) e um Eletrocardiograma. Nestes últimos notou-se, principalmente, hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo, bem como uma incompetência discreta das valvas mitral e tricuspide . Após alguns dias houve remissão da paresia. Tais achados inicialmente sugeriram o tratamento para uma insuficiência cardíaca de fração reduzida. Porém com a persistência sintomatológica foi suspeitado de amiloidose cardíaca, o que necessitou a busca de um especialista em Medicina genética, que por sua vez através da anaise molecular por sequenciamento de nova confirmou a suspeita, receitando,assim, Tafamidis meglumina (20mg).

Conclusões

O paciente possuía amiloidose cardíaca transtirretina variante P.VAL122ILE e os exames complementares como a tomografia computadorizada de cranio, Eletrocardiograma e ECG e análise genética foram essenciais para diagnosticar a amiloidose cardíaca e descartar outros acometimentos. No caso em questão, já houve um grave comprometimento cardíaco que se relacionou com o ataque isquêmico, ainda que esse não se mostrou bem caracterizado. Isso porque, a hipertrofia altera o fluxo sanguíneo dentro do coração, criando áreas de turbulência ou estase sanguínea que podem favorecer o aparecimento de trombos. Porém, é válido citar que pacientes com amiloidose cardíaca possuem poucas opções de tratamento e prognóstico, por isso, quanto antes a conduta médica auxiliar no diagnóstico, melhor para prevenção de quadros como o vivido pelo paciente.

Arquivos

Área

Medicina

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - Alagoas - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Paraíba - Brasil

Autores

José Ricardo Lima Santos, Andrielly Maria Varjão Da Silva, Mariana Araujo De Oliveira Rocha, Beatriz Mainenti Daflon, Eraldo De Oliveira Santos, Agleyson Kariel De Souza Fernandes, Sabrina Emylle Torres Fernandes