Congresso N-NE de Cardiologia 2023

Dados do Trabalho


Título

Infarto Agudo do Miocárdio em Mulheres no Município de Aracaju: uma análise epidemiológica de 2018 a 2022.

Introdução

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares representam um terço das mortes de mulheres no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, sendo a mais prevalente delas o infarto agudo do miocárdio. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias representam 30% das causas de morte. Esse estudo, tem como objetivo, observar a tendência aumento do número de casos de internação por infarto agudo do miocárdio no sexo feminino na capital sergipana.

Métodos

Consiste na análise de dados epidemiológicos do infarto agudo do miocárdio em mulheres abordando os aspectos retrospectivos e descritivos do número de internações e óbitos, através da análise de dados públicos fornecidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e sintetizados pelo TABNET, tabulador de domínio público. No TABNET, foram selecionadas informações da sessão “Epidemiológicas e Morbidade”, e nela observados dados da “Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS)” e das “Doenças e Agravos de Notificação – 2007 em diante (SINAN)”. Ainda, foi realizada pesquisa bibliográfica utilizando base de dados do PubMed.

Resultados

No período de 2018 a 2022 foram registradas 1.737 internações por infarto agudo do miocárdio no sexo feminino, principalmente, em mulheres acima de 50 anos de idade. Entre os anos 2021 e 2022 houve um aumento significativo de aproximadamente 10% no número de internação de pacientes do sexo feminino, como visto na tabela 01. Alguns dos fatores relacionados a esse aumento que diferem do sexo masculino são: alto índice de depressão, e estresse psicossocial. Em contrapartida, com relação ao período estudado, observa-se que o número de óbitos mantém-se variando minimamente.

Conclusões

As informações levantadas pelo presente estudo sugerem a importância de uma análise mais elaborada que avalie a inserção de políticas públicas voltadas para a saúde cardiovascular das mulheres.

Arquivos

Área

Medicina

Instituições

unit - Alagoas - Brasil

Autores

Anne Oliveira Gama, Humberto de Araújo Tenório, Eclésio Batista de Oliveira Neto, Layla Sampaio Barreto, Rubens Andrade Santana, Esther Mendonça dos Santos