Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DO TEMPO PORTA BALÃO NO SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM HEMODINÂMICA DO ESTADO DE SERGIPE-HOSPITAL CIRURGIA/ANGIOCOR
Introdução
O infarto agudo do miocárdio (IAM) é a principal causa de morte no Brasil e no mundo. No IAM com supradesnivelamento do seguimento ST (IAMCSST), o tempo porta-balão correspondente ao intervalo entre a admissão do paciente no hospital de referência até a abertura efetiva artéria culpada, sendo considerado como meta que este tempo seja inferior a 90 minutos. Desta forma, torna-se relevante avaliar o tempo porta-balão como parâmetro de qualidade de assistência institucional no tratamento do IAM. Objetivo: Avaliar o tempo porta balão em um serviço de referência em hemodinâmica no Estado de Sergipe
Métodos
Trata-se de um estudo retrospectivo, realizado no serviço de hemodinâmica do Hospital Cirurgia (Angiocor), com inclusão de pacientes consecutivos admitidos com IAMCSST no período de dezembro de 2022 a maio de 2023.
Resultados
Em 87 pacientes admitidos com IAMCSST e submetidos à angioplastia primária, a média do tempo porta-balão foi de 93 minutos, com tempo mínimo de 15 minutos e tempo máximo registrado de 300 minutos. Em 63% dos pacientes foi alcançado tempo porta balão inferior a 90min. A análise dos sete casos que tiveram maior tempo porta-balão foi encontrada dificuldade técnica para cateterização da artéria culpada como principal causa para o retardo da abertura efetiva do vaso.
Conclusões
Evidenciou-se que o serviço média do tempo porta balão próxima ao tempo preconizado e 63% das angioplastias primárias realizadas com intervalo inferior a 90 minutos. Estes dados reforçam a importância da monitorização deste indicador de qualidade na assistência ao paciente com infarto agudo do miocárdio no serviço de referência em Hemodinâmica no Estado de Sergipe.
Palavras-chave: Infarto do miocárdio, cardiologia, hemodinâmica.
Área
Enfermagem em Cardiologia - Multiprofissional
Instituições
HOSPITAL CIRURGIA/ANGIOCOR - Sergipe - Brasil
Autores
Tycianne Karoline Garção Nascimento, Eduardo José Pereira Ferreira, André Bastos Paixão, Acelino Oliveira Junior, Allyssonn Matos Porto Silva, Lawrence Andrade Araújo, Rafael Alexandre Meneguz Moreno, Wersley Araújo Silva, Tatiane Cristina Santos, Camille Narcizo Cardoso, Alexandra Nunes dos Santos, Ingrid Manuelle da Rocha Cruz