Congresso N-NE de Cardiologia 2023

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DAS COMPLICAÇÕES ANGIOGRÁFICAS RELACIONADAS A PUNÇÃO ARTERIAL NO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA DO HOSPITAL CIRURGIA-ANGIOCOR.

Introdução

A punção arterial é uma via de acesso aos óstios coronários amplamente utilizada, contudo está associada a riscos, como: hemorragia, infecção, pseudoaneurisma e complicações isquêmicas. Diante do alto volume de procedimentos cardiológicos no serviço de referência em hemodinâmica do estado de Sergipe, torna-se relevante acompanhar indicativos da qualidade da assistência prestada. Objetivo: Avaliar a frequência das complicações referentes ao acesso de punção arterial e os principais fatores de risco associados.

Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, realizado no serviço de hemodinâmica do Hospital Cirurgia, com inclusão de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Investigou-se pacientes que tiveram complicações associadas à punção arterial entre dezembro 2022 a maio de 2023. Todos os eventos foram notificados ao Sistema de Controle do Núcleo da Qualidade da Angiocor.

Resultados

Em 1972 procedimentos, dos quais 92% foram realizados por via de acesso radial, foram registradas oito complicações vasculares, sendo cinco hematomas locais, um pseudoaneurisma, um hematoma retro peritoneal e uma perfuração vascular. Destas, cinco foram relacionadas a procedimentos terapêuticos e três a diagnósticos. Seis eventos ocorreram em pacientes do sexo feminino e com média de idade de 70 anos. Quanto ao calibre do introdutor utilizado, seis foram do tipo 6F. Já quanto a via de acesso, seis foram realizados por via radial. Em relação ao quadro clínico, quatro foram em procedimentos eletivos e quatro na vigência de síndrome coronária aguda.

Conclusões

O estudo mostrou baixo índice de complicações em procedimentos cardiológicos, realizados predominantemente por via de acesso radial. Entre os pacientes que foram associados a eventos vasculares, observou-se maior frequência de hematomas em pacientes do gênero feminino, idosas e que utilizaram introdutor calibre (6F). Estes resultados refletem a segurança dos procedimentos cardiológicos invasivos em um serviço de alto volume e de referência para o estado de Sergipe.

Área

Enfermagem em Cardiologia - Multiprofissional

Instituições

HOSPITAL CIRURGIA/ANGIOCOR - Sergipe - Brasil

Autores

Tycianne Karoline Garção Nascimento, Eduardo José Pereira Ferreira, André Bastos Paixão, Acelino Oliveira Junior, Allysson Matos Porto Silva, Lawrence Andrade Araújo, Rafael Alexandre Meneguz Moreno, Wersley Araújo Silva, Tatiane Cristina Santos, Camille Narcizo Cardoso, Alezandra Nunes dos Santos, Ingrid Manuelle Rocha Cruz