Dados do Trabalho
Título
ANGIOTOMOGRAFIA DE CORONÁRIAS COMO ALTERNATIVA NO DIAGNÓSTICO DE SÍNDROME CORONARIANA CRÔNICA EM PACIENTES DE RISCO CARDIOVASCULAR INTERMEDIÁRIO
Introdução
A cinecoronariografia é o exame padrão-ouro para o diagnóstico de síndrome coronariana crônica (SCC). Todavia, com o advento da angiotomografia das coronárias (CCTA), surgiu a possibilidade de realizar, de forma não invasiva, o diagnóstico de SCC. Desse modo, para efeito de validação da CCTA, esse estudo teve como objetivo avaliar a acurácia diagnóstica do método em Sergipe, onde a CCTA recentemente se expandiu. Desse modo, o objetivo desse estudo foi determinar a acurácia diagnóstica da CCTA em uma amostra sergipana, considerando a cinecoronariografia como teste padrão-ouro.
Métodos
Trata-se de estudo transversal, de caráter analítico. A amostra incluiu 130 pacientes com queixas cardiovasculares que foram submetidos a CCTA e cinecoronariografia em intervalo inferior a seis meses, em Sergipe (Brasil). Os exames que identificaram placas associadas à redução luminal de qualquer grau foram considerados positivos para SCC. A sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP), valor preditivo negativo (VPN), acurácia e área sob a curva ROC foram avaliados para determinar o potencial diagnóstico da CCTA para SCC. Os indivíduos doentes e sadios foram determinados pela cinecoronariografia (padrão-ouro). Nível de significância de 5% foi fixado para as análises.
Resultados
A mediana de idade foi de 62,0 anos (IQR: 57,0-67,25). A prevalência real de SCC, determinada pelo teste padrão-ouro, foi de 76,9% (100). A CCTA demonstrou sensibilidade de 95,0%, especificidade de 80,0%, VPP de 94,1%, VPN de 82,8% e acurácia de 91,5%. A área sob a curva ROC demonstrou capacidade discriminatória significativa (AUC: 0,875; IC95% 0,79-0,96; p<0,001) (Figura 1).
Conclusões
Os resultados do estudo são compatíveis aos observados em estudos metanalíticos e ensaios clínicos. A elevada prevalência de SCC na amostra determinou VPP superior ao VPN, em concordância com a literatura. Conclui-se que, em Sergipe, a CCTA apresenta boa acurácia para o diagnóstico de SCC, sendo indicada na avaliação de precordialgia em pacientes de risco intermediário para SCC.
Arquivos
Área
Medicina
Instituições
Hospital São Lucas - Rede D'Or São Luiz - Sergipe - Brasil, Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil
Autores
José Icaro Nunes Cruz, Bruna Souza Matos de Oliveira, Luiz Flávio Galvão Gonçalves, Layla Raíssa Dantas Souza, Beatriz Carolina de Araújo Pereira, Ana Flávia Silveira de Souza, Lara Teles Alencar Duarte, Camille Marques Aquino, Jade Soares Dória, Bianca Holz Vieira, Antônio Carlos Sobral Sousa, Joselina Luzia Menezes Oliveira